Águas que curam

Pique ervas e especiarias para fazer tônicos simples

Punhados de cominho, açafrão, canela, hortelã, pimenta-preta, gengibre secos, assim como pedaços de casca de árvore e galhos de folhas estão espalhados diante de mim em uma bancada de madeira, junto a um livro de cura de ervas aromáticas. Estou no Rasa Ayurveda, um centro de saúde holística em Kerala, na Índia, onde estamos aprendendo, como uma arte, como o Ayurveda utiliza ervas e especiarias e suas propriedades para a saúde. Isso vale para alimentos e bebidas.

Boa medicina pode ser simples. Vamos mergulhar essas ervas secas e especiarias para fazer “águas curativas” e corrigir os desequilíbrios do organismo. “Quando você toma ervas com água, fortalece o seu sistema como um todo”, diz Miller Z. Light, um praticante de Ayurveda de Sarasota, Flórida, que utiliza a cura pelas águas há 30 anos. “A potência vai diretamente para o corpo, é como tomar remédio líquido.”

O cozinheiro na Rasa Ayurveda coloca uma panela de aço inoxidável no fogo e gira sobre o calor. Ela espalha sementes de cominho inteiro na panela seca, e eles liberam um odor. Benéfico para todas as pessoas, o cominho — ou jeera, em híndi — estimula a digestão. A panela faz um chiado quando a água é adicionada, e uma nuvem de vapor sobe no ar.Quando a água de jeera esfria, aprendemos os efeitos de outras preparações simples. Cardamomo com água é bom para gases, por exemplo, água e erva-doce ajudam a produção do leite materno. Você pode beber essas infusões da mesma forma que toma água regularmente. Leve uma garrafa com você e tome todos os dias.

Jenny Rough

Água com cominho

POR QUÊ?: Além de ajudar a digestão, o cominho libera as toxinas do corpo.
COMO? Coloque 1/2 colher (chá) de sementes de cominho inteiro em uma panela aquecida até que escureçam ligeiramente (cerca de 10 segundos). Adicione 1 litro de água e leve para ferver por 3 minutos. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Água com canela

POR QUÊ? Canela ajuda a reduzir o colesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
COMO? Quebre em pedacinhos um pau de canela inteiro com um rolo. Adicione a canela em 1 litro de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Água com Prana

POR QUÊ? Tulsi é considerada uma erva espiritual na Índia, usada para equilibrar todo o corpo. É especialmente boa para os pulmões.

COMO? Coloque um raminho de tulsi (manjericão santo) em um copo de água à temperatura ambiente e deixe no sol por uma hora. Você pode plantar tulsi em um vaso ou procurar outra espécie chamada manjericão tailandês nos mercados orientais.

Água com gengibre seco

POR QUÊ? Bom para aliviar náuseas, o gengibre seco pode deixar uma sensação de peso, obtida depois de consumir um jantar extravagante ou muito sorvete.
COMO? Moa 1 colher (chá) de gengibre seco e ferva em 2 litros de água durante 3 minutos. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Receita de águas que curam de Niika Quistgard, do Rasa Ayurveda.

Fonte: Prana Yoga Journal #38

Comentários