Reiki em Hospital católico

Eu sou um capelão certificado (Board Certified), pela Associação Nacional dos Bispos Católicos e tenho trabalhado no Centro Médico Marian há quase 10 anos. Aprendi Reiki com dois dos nossos enfermeiros, Jeanette McDaniel, RN, que trabalha no pronto-socorro, e Joyce B. Benedetti, RN, Gerente do Departamento de Educação da Mariana. Eu tenho sido um praticante / professor (Mestre) desde 1997.

No presente momento, sou principalmente o capelão no segundo andar, embora também veja os pacientes das urgências no início da manhã e sou frequentemente chamada para o serviço de urgências. Eu começo a minha ronda pelos pacientes um pouco antes de 07:00 na sala de espera antes da operação, em seguida, depois faço o meu caminho de volta através da Unidade de Cuidados de Cirurgia no Mesmo Dia, CCU (Unidade Crítica de Cuidados Intensivos, que inclui de Cuidados Intensivos e a unidade de Cuidados Cardíacos), e depois a zona 2 Norte.

Um grande número de enfermeiros, alguns médicos e um número de funcionários de outras secções do Centro Médico receberam treino de Reiki. Isso inclui pessoas que trabalham no pronto-socorro, Fisioterapia, Serviços Ambientais, CCU, de Medicina e Cirurgia, Serviços de Capelania, Cuidado Domiciliário, Hospício e ministério para pessoas com SIDA. Anexo folhetos dos nossos programas Hospitalares onde facultamos Reiki. Nós temos um programa em curso no Centro de Cancro Marian para pacientes com cancro e suas famílias e um encontro anual “Dia Estime-se a si mesmo”, realizado durante a nossa celebração anual da cidade “Semana da Paz”. Ambos são muito bem recebidos pelo público. Mais de 40 pessoas vieram receber Reiki em ” Dia Estime-se a si mesmo ” deste ano.

No meu trabalho como capelão, vejo pessoas de todas as denominações, as pessoas que não têm nenhuma preferência religiosa, as pessoas que não têm religião e aqueles que gostariam apenas de uma “visita social”. Eu não sou “o Capelão católico”, mas sim, ministro a todos os que acolhem essas visitas.

Há ainda uma certa quantidade de medo / restrição por parte de algumas pessoas na administração, que os impede de endossar o Reiki como uma parte dos Serviços Médicos Integrativos: a incompreensão do que é Reiki e há algumas pessoas que ameaçam retirar suas contribuições / doações para o Centro Médico porque sentem que o Reiki viola o seu sistema de crença pessoal, de uma forma ou de outra. Esperemos que esses equívocos mudem ao longo do tempo.

Um número crescente de pessoas sabem que eu uso Reiki e perguntam-me, pessoalmente (ou por um dos outros que usam Reiki), e alguns pedem a “freira que faz imposição das mãos.” Para a maior parte, quando pergunto às pessoas se elas gostariam que eu ore com eles, eles estendem uma ou ambas as mãos e eles sabem que eu estou orando para a cura deles ou da sua pessoa amada. Eu recebo muitos comentários de pessoas dizendo o quanto melhor eles se sentem / sentiram.

Gostaria de partilhar algumas histórias com vocês. Nas histórias em que eu uso o nome das pessoas, eu uso-os com a sua permissão.

As enfermeiras do Bloco Operatório, frequentemente, dirigem-me pacientes que são muito ansioso / temerosos antes da cirurgia e dizem-me, depois, que o paciente contou-lhes como eles se sentiram muito melhor depois da minha visita, ou como o paciente estava de repente muito mais calmo / mais em paz. Alguns pacientes disseram-me que não querem largar a minha mão porque “segurar faz-me sentir melhor.”

Um dos anestesistas depois pediu-me informações sobre Reiki. Eu dei-lhe o livro: REIKI, ENERGIA MEDICINA, que detalha o uso de Reiki por médicos / enfermeiros do Massachusetts General. Em outra ocasião, uma anestesista procurou-me depois de uma cirurgia e disse: “Eu não sei o que você fez, mas o que foi trabalhado – a massa (tumor) não estava mais lá – que foi uma verdadeira surpresa ! ”

Nas minhas rondas regulares fui ver um novo paciente e o RN e Fisioterapeuta tinha acabado de levantá-la. Comecei a sair com a intenção de voltar quando eles tivessem acabado, quando o paciente, segurando-se firmemente ao caminhante disse que “sentiu-se estranha”, mas recusou-se a sentar-se quando solicitado a fazê-lo pelo RN. O RN mediu a sua pressão arterial como ela estava e disse que era “Sky High”, muito alta. Enquanto ela consultou com o Fisioterapeuta, eu calmamente perguntei à mulher se ela gostaria que eu orasse por ela e ela disse que “mal não podia fazer.” Eu coloquei as minhas mãos sobre a dela (ela ainda estava a segurar o andador com as duas mãos) e rezou uma breve oração para a cura. Em cerca de 5 minutos, o Fisioterapeuta saiu correndo, encontrou-me e disse que a pressão sanguínea da mulher caiu 40 pontos e que ela estava a sentir-se óptima.

Um dos pacientes disse-lhe à enfermeira que depois que eu coloquei as minhas mãos na sua cabeça, a dor de cabeça intensa que ela teve como resultado de sua medicação IV “levantou-se como uma nuvem” e não voltou. Eu tinha apenas estado um ou dois minutos com ela antes da sua família vir, rindo e conversando na sua visita.

Eu tive uma grande cirurgia abdominal em março de 1999 e os meus amigos fizeram Reiki em mim antes e depois da cirurgia e em intervalos de tempo depois. Quando eu vi o meu cirurgião 3 semanas após a cirurgia, ele fez uma expressão engraçada e disse: “Isto é incrível, eu não posso acreditar o quão rápido você está a curar!” Ele apenas balançou a cabeça e olhou para a data da cirurgia. Na visita de saída, novamente, ele comentou sobre a rapidez da cura e disse que desejava que todos os seus pacientes se curassem tão rapidamente.

Eu encontrei o Reiki como sendo um grande conforto aos pacientes no nosso Programa de Cuidados Compassivo (pacientes com um prognóstico de cerca de uma semana ou menos de vida). Eles dizem-me que se sentem “tão relaxados”, ou a sentir-se “muito mais em paz.” Na ocasião, eu ensinei o Reiki para suas famílias à beira do leito.

Eu referi alguns pacientes / famílias para a “Sessões de Reiki na terceira quinta-feira” na Igreja da Unidade para a continuação do processo de cura e as pessoas que frequentam as sessões da comunidade em geral, muitas vezes voltam a pedir Reiki quando são admitidos no Centro Médico.

Testemunhos de Reiki em hospital católico

Jeanette McDaniel, RN, que trabalha na Sala de Emergência, usa Reiki diariamente, às vezes no Pedido de Médico de Urgência – Nem sempre chamam de Reiki, às vezes referem-se a ele como “aquilo que você faz”, ou “que a massagem que faz.” Ela aplica em pacientes, médicos, enfermeiros e outros funcionários a seu pedido. Ela viu o fluxo de sangue diminuir ou parar (de cortes), e curas de vários tipos, inclusive fazendo a passagem desta vida para a outra de forma mais tranquila para alguns.

Jacqueline Miller, CCRN, da Unidade de Cuidados Intensivos teve a mesma experiência como acima, usando Reiki e massagem com os seus pacientes, familiares, colegas de trabalho, e os médicos, com resultados muito bons.

Donna Matthews, RN, que trabalha na Med/Surg partilhou comigo que ela usa o Reiki e muitas vezes vê que ajuda os pacientes a acalmar, pacientes com demência, com Alzheimer, doentes emocionalmente stressados ​​e as suas famílias, bem como os doentes terminais e os do Programa “Compassionate Care”.

Há muitas histórias de cura maravilhosa de Doris Oakes e outros que trabalham no Centro de Cancro Marian – histórias de cura ou melhoria física, mental, emocional e espiritual. Doris e um número bastante grande de outros voluntários nas sessões mensais de Reiki no Centro de Cancro, esperam que, em breve, passe a ser quinzenal, se tudo correr bem. Alguns dos Rns no Centro de Cancro também têm treino de Reiki.

Entrei em contacto com as pessoas em vários hospitais da região e, enquanto o Reiki é, por vezes, oferecido nos Centros de Cancro, e uma classe é patrocinada pela Sierra Vista Medical Center, o Reiki é praticado principalmente por enfermeiras individuais e outros nas suas situações de trabalho e não é totalmente aceite pela comunidade médica em geral. É minha esperança e oração que isso mude.

É minha opinião que o valor de Reiki e sua simplicidade de uso, especialmente em um ambiente médico são inestimáveis. Eu vi os resultados do seu uso nos níveis físico, mental emocional e espiritual e, novamente, é minha fervorosa esperança de que em breve será totalmente aceite no campo da medicina.

Muito obrigado por tudo o que vocês tem feito para tornar esta modalidade de cura maravilhosa disponível para todos.

Paz,
Irmã Maria Mebane, O.S.F.
Chaplin
Marian Medical Center
Um membro da Catholic Healthcare West
P.O. Box 1238
Santa Maria, CA 93805

Comentários

  • ana ilda oliva

    Obrigada pela partilha e como mestre de Reiki sinto uma alegria enorme por saber o quanto têm ajudado e trabalhado no sentido de ajudar fisica, mental, emocional e espiritualmente os pacientes e não só.

    Tb tenho tido experiências interessantes que as pessoas manifestam pork se sentem realmente bem e ficam felizes.

    Que o Universo vos abençõe!

    Um abraço de Luz nos vossos corações

    anilda oliva