Use a respiração para combater estresse e ansiedade

Eliminar toxinas, combater estresse e ansiedade. Pode parecer difícil, mas é possível acabar com isso por meio da respiração. É o que ensina a técnica de respiração Sudarshan Kriva. “A maioria das pessoas usa em média 30% da capacidade pulmonar. Porém, a respiração é responsável por até 80% da eliminação das toxinas do nosso sistema. Esse mau uso acontece porque muitas não observam o modo como respiram”, afirmou Cristina Armelin, membro do Conselho Nacional da Fundação Internacional Arte de Viver.

Cristina, que é professora da técnica, ressalta que as pessoas precisam observar como é sua respiração. “Se é longa e profunda ou rápida e ofegante. Para isso é preciso conhecer o seu corpo. Ao ter esse conhecimento, é só reservar um tempo e escolher um lugar calmo, sentar em uma posição confortável, respirar profundamente com os olhos fechados que já vai notar uma diferença”, disse.

No Brasil desde 1988, Sudarshan Kriva está presente em mais de 150 países e foi desenvolvida pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar, fundador da ONG Arte de Viver em 1982. Os exercícios realizados durante o curso combinam técnica de respiração, meditação e conhecimentos práticos de como lidar com a mente e com as emoções. “Os alunos aprendem rápido e estão aptos para fazer em casa.”

Quem pratica percebe a melhora. “Hoje sou muito mais calma, menos ansiosa, até a alteração do meu humor melhorou. Pratico todos os dias”, disse a jornalista C. Hungria, 24 anos. O autônomo Leonardo da Silva, 56 anos, sentiu melhora na qualidade do sono. “Antes não conseguia dormir, hoje não encontro dificuldades”, explica Silva, que uma vez por semana faz a meditação em grupo.

Confira passo a passo de uma das técnicas respiratórias ensinadas por Cristina para fazer em casa e tente eliminar o estresse do dia a dia:

Respiração das narinas alternadas
– Sentar numa posição confortável, com as costas retas, as pernas retas ou cruzadas e olhos fechados;

– Fazer inspirações e expirações longas e profundas pelo nariz para relaxar;

– Depois apoie a mão esquerda com as palmas da mão viradas para cima sobre a coxa esquerda. Leve a mão direita em direção à testa, posicionando os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas acima do nariz;

– Com o dedo polegar da mão direita tampe a narina direita e expire soltando todo o ar pela narina esquerda;

– Inspire pela narina esquerda e a feche com o dedo anelar e mínimo, expirando e soltando todo o ar pela narina direita;

– Inspire pela narina direita, fechando-a com o polegar e expire pela esquerda. Inspire pela esquerda e continue assim sucessivamente; – Fazer essa respiração por aproximadamente cinco minutos;

– Esse tipo de respiração é bom para relaxar e equilibrar todo o nosso corpo e é também indicada para se fazer antes de iniciar uma meditação. Pode ser feita uma vez de manhã e outra à noite.

Fonte: Terra

Comentários