Visualização Criativa – Controle da obesidade

Por Antônio Azevedo

Uso de técnicas de Visualização Criativa para reeducação do metabolismo

O hipotálamo é o principal mecanismo cerebral responsável pelo controle da homeostase biológica, fome, sede, sexo, temperatura corporal. O nosso mecanismo de controle do metabolismo basal pode aumentar ou diminuir em 30% o nosso gasto calórico, sem nem notarmos. Metabolismo de alta queima de gorduras e glicose é um metabolismo de pessoa magra. Controlando este sistema podemos emagrecer rápidamente, sem drogas ou grandes sacrifícios alimentares. O hipotálamo também controla, junto com o sistema límbico, a secreção da adeno-hipófise e esta controla todo o sistema endócrino, secretando hormônios que alteram todo o nosso metabolismo.

Possuimos um neurocircuito no hipotálamo que é responsável pelo nosso centro da fome e o nosso centro da sede (hipotálamo lateral) e um outro que é o centro da saciedade (núcleo ventromedial). O exercício a seguir visa regular o controle inconsciente destes centros, e de outros que colaboram neste processo, auxiliando no controle do peso. Será utilizado um copo d’água. O processo não é de energização da água e sim de reprogramação do inconsciente, usando como âncora fisiológica o estímulo que a água faz rápidamente no hipotálamo. O centro da sede, no hipotálamo, é muito próximo ao centro da fome.

Sempre antes de ingerir qualquer tipo de alimento, seja refeição normal, seja uma pequena bala, pegue um copo dágua. Segure-o nas mãos. Então, de olhos abertos ou fechados, concentre a atenção em uma pequena área, um pouco acima dos olhos. Esta área é o hipotálamo.

Visualize o centro da saciedade no meio do hipotálamo, sendo estimulado. É o controle deste centro com o da fome que dá o apetite normal. Visualize, um pouco à direita deste, o centro da fome. Veja-o e sinta-o separando a fome normal da anormal, se comunicando melhor, através das palavras neuroquímicas dos neurotransmissores, com o centro da saciedade. Separando a fome normal da anormal.

Após, imagine o hipotálamo enviando mensagens para o sistema endócrino. Pense em uma área um pouco acima do centro da saciedade. O centro endócrino regula o metabolismo. Imagine tendo um metabolismo de um corpo magro, queimando mais gorduras e calorias apenas pelo fato de viver.Imagine também que há um aumento de ativação de endorfinas. O corpo sente bem-estar e disposição sem o estímulo de comida. As áreas de recompensa no
hipotálamo e no sistema límbico são bem maiores do que as áreas de punição. Ative-as.

E pense agora na área pré-frontal. Imagine sendo uma pessoa que tem atitudes e comportamentos de acordo com essa nova ativação de endorfinas e metabolismo basal maior. E com menos apetite. Sinta-se esta pessoa. Por momentos, assuma esta modelagem como já tendo o corpo desejado.

Após, beba a água. Repita por vários meses a técnica, até o desencadear da transformação metabólica. Esta leva dois a três meses para fazer efeito total. Mas os efeitos são permanentes.

Fonte: Portal CMC

Comentários