As terapias complementares na qualidade de vida dos doentes hemato-oncológicos

A Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) promove no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 16:00, uma Mesa Redonda, subordinada ao tema “Mente sã em corpo são: o Reiki como terapia complementar à qualidade de vida dos doentes hemato-oncológicos”.

O evento, organizado em parceria com a Novartis Oncology, decorre na Aula Magna da Faculdade Medicina da Universidade do Porto, sendo a entrada livre e gratuita, avança comunicado de imprensa.

Os doentes hemato-oncológicos, ou seja, doentes com patologias como as leucemias, linfomas e mielomas, enfrentam um grande desafio: sobreviver à doença com qualidade de vida. Ultrapassada a fase aguda, a grande maioria destes doentes consegue que a situação evolua para a cronicidade, passando a conviver com a doença durante um longo período de tempo.

Neste contexto, em que é cada vez mais elevada a esperança de vida do doente com cancro, há que destacar a importância da adesão à terapêutica, como forma de assegurar uma maior qualidade de vida. Para isso, é indispensável que todos os passos do tratamento decorram na altura certa e segundo a ordem adequada. E é do total interesse do doente a colaboração neste mesmo processo, empenhando-se para que decorra como previsto, já que, será ele próprio o beneficiário deste sucesso.

Terapias holísticas complementam qualidade de vida

E é aqui que surgem novas problemáticas para os doentes e para os profissionais de saúde que os assistem. Procuram-se formas e métodos que permitam complementar esta qualidade de vida com outro tipo de terapias que melhorem o bem-estar dos doentes, como por exemplo a medicina holística, nomeadamente o Reiki. O terapeuta, ao permitir que a energia flua no ser humano, possibilitará a diminuição da ansiedade, do sofrimento, da dor, da fadiga e de todos os estados de dependência física.

Complementarmente, são favorecidos os sentimentos positivos, o sono, o repouso, a concentração, a aprendizagem, com uma consequente valorização da auto-estima.

A introdução ao tema – “Mente sã em corpo são” – será feita por Maria de Fátima Ferreira, Hematologista do Hospital de São João, Porto, e Presidente da ADL. Seguir-se-á a intervenção da enfermeira e mestre em Reiki Maria Zilda Alarcão, que abordará “O impacto da terapia de Reiki na qualidade de vida dos doentes hemato-oncológicos”.

Este tema serviu de base a um projecto de investigação pioneiro em hospitais portugueses, o qual foi desenvolvido, de 2007 a 2009, em doentes hemato-oncológicos do Serviço de Hematologia do Hospital de São João.

Esta mesa redonda é aberta ao público que, no final, poderá ainda participar no espaço disponível para discussão.

Fonte:  POP (Portal de Oncologia Português)

Comentários