O Poder calmante do Reiki

No século 21, temos a sorte de ter inovações tecnológicas e medicamentos que podem salvar vidas e aliviar a dor. Mas atualmente, um número cada vez maior de médicos e pacientes está reconhecendo que suplementar o moderno com abordagens mais orgânicas pode fazer com que os avanços médicos mais recentes funcionem ainda melhor.

O Reiki (pronuncia-se “ray-kee”) e outras abordagens complementares ao bem-estar, como a arteterapia, a aromaterapia e a meditação, podem, à primeira vista, parecer estranhos companheiros para os aparelhos da medicina moderna. Mas não são apenas as terapias integrativas agora mais aceitas pelos médicos e pacientes, elas se tornaram tratamentos procurados. De fato, às vezes,o  a lista matutina de pacientes que esperam pelo Reiki cresce tanto: “não podemos chegar a todos naquele dia”, diz Pauline MacKay, assistente de atividades e artes terapêuticas e facilitadora dos voluntários do Reiki no Concord Hospital. “Muitas pessoas querem isso.”

O Reiki originou-se no Japão e é baseado na ideia de que a energia existe em tudo e afeta o funcionamento do nosso corpo. “A energia vital universal está ao nosso redor”, diz MacKay. “Tudo tem isso. O chão, uma lâmpada, um bastão – todos têm energia ”. Colocando as mãos em posições que se correlacionam com os centros de energia do corpo ou chakras identificados pelo Reiki, os praticantes de Reiki servem como condutores que canalizam a energia universal para aumentar e equilibrar a energia. no corpo do receptor.

Reiki, que é oferecido gratuitamente em muitos hospitais, pode ser realizado sem intervenção ou hands-on; pacientes que não querem ser tocados ou cuja condição impede a experiência de tocar o Reiki através de um praticante cujas mãos pairam, mas nunca fazem contato com o corpo do paciente. Receptores de Reiki permanecem vestidos – na verdade, em hospitais, o Reiki é frequentemente realizado sobre a manta de cama do paciente – e mesmo quando o Reiki envolve contato, o toque do praticante é extremamente leve. “Às vezes, os pacientes nem sentem nossas mãos, mas sentem o calor de nossas mãos”, diz Sylvie St-Jean, praticante de Reiki do Hospital Regional de Portsmouth.

Embora uma sessão completa, tradicional de Reiki, possa durar de 60 a 90 minutos, sessões de hospital duram normalmente 20 minutos ou mais, e se concentra em áreas como: a cabeça, ombros, pés e joelhos, enquanto ignora a maior parte do torso. Mas mesmo o Reiki que está limitado desta forma será benéfico porque “O Reiki vai para onde ele precisa ir”, diz St-Jean, o que significa que a energia flui para o corpo ou área automaticamente.

Se vai ou não comprar a teoria baseada na energia por trás do Reiki, não há como negar que a prática traz conforto a muitas pessoas. Ele ajuda a relaxá-los, e que pode ser um verdadeiro presente aos pacientes que têm medo do diagnóstico de câncer que receberam, ou estão tão preocupados com sua próxima cirurgia cardíaca que não dormem por dias. E isso é realmente o que o Reiki hospital de base é tudo, diz Ana Drexler, RN, diretor do Integrative Cuidados no Hospital Regional Portsmouth. “O Reiki que nós fornecemos no hospital é principalmente para relaxamento e redução do estresse”, que tem sido comprovado para diminuir a dor, melhorar e aumentar a cura por estimular o sistema imunológico. Além disso, enquanto reduz a pressão arterial, a frequência cardíaca e os hormônios do estresse, diz Drexler.

Para efeito, os praticantes de Reiki em hospitais – muitas vezes são uma mistura de voluntários e membros da equipe – eles tentam criar uma atmosfera propícia ao relaxamento, escurecendo as luzes no quarto do paciente e tocando uma música suave. “Um ambiente relaxado ajuda a relaxar a mente, e uma pessoa relaxada se cura muito mais rapidamente do que uma pessoa que está estressada”, diz MacKay.

Reiki pode ser usado em qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição médica da pessoa, e não apresenta qualquer risco. No Hospital Regional Portsmouth, o Reiki foi o primeiro pré-operatório oferecido aos pacientes “mas agora é em todo o hospital,” Drexler diz, de saúde comportamental para maternidade, oncologia, sala de emergência e UTI. “Nossos profissionais irão trabalhar com qualquer um”, diz ela, mesmo posicionando equipamentos próprios ao lado do departamento de mamografia, para que possam administrar Reiki às mulheres que são submetidas a uma biópsia. Reiki pode ser realizado em pacientes que não estão ainda acordados, e pode beneficiar também os visitantes de pacientes, que, conscientemente ou não, afetam o estado emocional do paciente, diz Drexler.

Os pacientes hoje são mais abertos à noção de Reiki do que no passado, os céticos são bem representados entre a população de pacientes. Em alguns casos, o estresse de ansiedade constante ou dor leva a deixar de lado suas dúvidas, no entanto, e dar ao Reiki uma tentativa, diz MacKay. “Isso acontece o tempo todo. Eles fazem isso porque a sua enfermeira ou médico sugeriu. Nós vamos explicar e eles vão dizer[sem entusiasmo], ‘Sim, tudo bem. Eu vou tentar. ‘Eles estão quase resignados. Algumas pessoas, após a sessão, eu tive que dizer: ‘Muito obrigado. Isto tendo sido tão útil. Eu tinha essas dúvidas e eu não sei por que ele funciona, mas funciona.” “Na maioria das vezes, MacKay diz, eles querem novamente no dia seguinte.

Na verdade, um pouco de uma revolução Reiki parece estar a tomar lugar. “As pessoas costumavam ter uma espécie de medo dele. Eles não sabiam o que era “, diz Drexler. “Mas o cuidado complementar e a cura através da energia realmente estão se tornando mainstream, e acho que agora as pessoas estão esperando alguns destes serviços quando forem ao hospital.”

Aumentar a abertura dos pacientes para o Reiki parece ser parte de uma enorme onda de interesse em todas as coisas e à natureza complementar, a partir de cristais para mindfulness e yoga.

Trazendo conforto aos recém-nascidos

À medida que o Reiki e outras terapias complementares ganham aceitação em hospitais de todo o país, seu uso está se expandindo em uma variedade maior de situações. Infelizmente, uma dessas aplicações agora inclui bebês nascidos de mães que usaram drogas durante a gravidez – uma ocorrência crescente. Logo após o nascimento, os bebês entram em abstinência e ficam “inconsoláveis”, diz Alice Kinsler, gerente de artes e atividades terapêuticas do Hospital Concord. “Eles têm pouco apetite, não dormem e choram constantemente. Eles estão realmente lutando “, diz Kinsler.

Em um esforço para diminuir o desconforto dos recém-nascidos, alguns hospitais aplicam o Reiki aos bebês. O Reiki oferece uma alternativa à administração de morfina como uma forma de aliviar os sintomas de abstinência e pode ter efeitos dramáticos, diz Kinsler, até mesmo acalmando bebês de um dia que têm chorado sem parar e permitindo que eles finalmente adormeçam.

“Se você está tenso e preocupado e seus músculos estão tensos, tudo de ruim, incluindo a dor, é amplificado”, diz Kinsler. Ao trazer uma sensação de tranquilidade, diz ela, o Reiki desencadeia a liberação de hormônios do bem-estar, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, diminui a dor percebida e ajuda no processo de cura.

Fonte: By Karen A. Jamrog – nhmagazine

Comentários